Quem somos

- A Associação Brincar, Educação Alternativa nasceu da vontade de promover o brincar como mediador essencial ao bem-estar e desenvolvimento humano!

Temos como objetivo contribuir para a felicidade das crianças enquanto indivíduos e enquanto parte da comunidade, assim como contribuir para a formação de pessoas criativas.

Ao longo do ano, propomo-nos a desenvolver atividades lúdicas e pedagógicas, criar espaços para desenvolvimento do livre brincar, desenvolver oficinas temáticas, realizar campos de férias nas interrupções letivas, organizar eventos relacionados com a infância, promover mercados criativos e, ainda, desenvolver atividades que promovam a inclusão.


- A Casa do Brincar é o nosso espaço físico. Tem portas abertas para a rua e o horizonte na janela. Tem risos, confusão, balbúrdia, imaginação e muito, muito amor. É um espaço nosso e um espaço vosso, onde crianças e famílias são bem vindas para simplesmente, Brincar!

Na nossa Casa, promovemos o brincar livre ao criar um espaço seguro para se assumirem liberdades criativas; onde o proposto respeita o pensamento, maturidade e ritmos dos participantes; onde é possível tentar sem medo de falhar, criar sem medo de mostrar, conhecer-se a si e ao outro; onde se pode Brincar.
Propomos atividades diversificadas e inclusivas que, apesar de planeadas, tomam sempre o caminho que a imaginação e vontade traçam.
Os nossos princípios são a exploração de materiais, a utilização de brinquedos não estruturados (que permitem a utilização e transformação sem regras impostas à priori) e a rua. Vamos sair de casa e brincar no jardim, nos parques, nas serras.

Habitam esta Casa a Joana Gomes, Educadora de Infância, a Ana Noga, Educadora de Infância e Professora de 1º Ciclo e a Flávia Pereira, Psicomotricista.