Páginas

quinta-feira, 26 de março de 2020

Vamos brincar....SEM BRINQUEDOS?

Para brincar, as crianças não precisam de brinquedos.
Precisam de materiais e de espaços desafiadores.
Precisam que os deixem explorar o que têm à sua volta e que os deixem mexer, trepar, experimentar, cair, levantar.
Precisam de mexer em água e em terra.
Precisam que as deixem inventar e criar sem muitas regras ou instruções. 

- Retirem os brinquedos electrónicos e com muitos botões, que não dão espaço à criatividade. Deixem os Legos e as peças de construção. E deixem-nos inventar e criar o que lhes vier à cabeça. Deixem os puzzles, os jogos de tabuleiro, os de memória, os dominós. E joguem com eles.

- Recolham em cestas ou caixas materiais que têm aí por casa. Podem até separa-los por tipos ou por um qualquer critério que vos faça sentido. Ou junta-los e deixa-los explorar:
     *embalagens vazias de todo o tipo, tampas e tampinhas de todos os tamanhos e cores, caixas de cartão, rolos de papel de diferentes tamanhos, caixas de ovos, latas vazias, frascos de vidro e garrafas de plástico,..
     *molas de roupa jornais, papel de embrulho e revistas, rolhas, fitinhas de cetim, de cordão ou de embrulho, colheres de pau,...
     *pedrinhas, pinhas, conchas, pauzinhos, bocados de madeira,...
Coloquem à disposição deles e deixem-nos inventar!

 - Criem um espaço dedicado à arte. Desimpeçam uma mesa e coloquem lá tudo que encontrarem e que vos pareça que pode ser usado: marcadores, lápis, tintas, giz, colas, tesouras, folhas de jornal, de revista, restos de papel, embalagens de cartão. Deixem-nos usar como e sempre que lhes apetecer.

- Deixem-nos abrir armários e brincar com panelas, caixas e colheres; deixem-nos abrir os roupeiros e experimentar as vossas roupas para fazer desfiles ou festas temáticas.

- Deixem-nos fazer cabeleireiros de bonecas, spas de ursinhos de peluche, lavagens de dinossauros ou auto-lavagens de carros e jipes, depois de brincarem com um saco de terra na varanda.

Deixem-nos ser crianças. Eles não precisam de atividades ou brinquedos ou instruções. Precisam de liberdade para explorar... e, neste momento, a Casa é o Mundo deles.

Divirtam-se!





domingo, 22 de março de 2020

Jardinar... sem Jardim.

Mesmo sem espaço, materiais e “jeito”, começar uma horta no peitoril da janela é algo fácil e divertido! Mesmo que não tenhamos terra, sementes, vasos, varandas ou quintal, é possível fazer crescer brotos e folhas a partir de restos de legumes.

Depois de ajudarmos os pais a fazer a sopa ou a salada, aqueles bocados de cenoura ou alface que não servem e vão para o lixo, podem voltar para o nosso prato de forma saborosa!

É tão fácil como cortar as extremidades de alguns legumes e colocá-los em cerca de 3 a 5cm de água fresca, sob sol parcial. A única manutenção é trocar a água diariamente ou dia sim dia não, com o cuidado de não “afogar” os produtos.

Podemos usar vários recipientes para cada produto ou um tabuleiro grande e colocá-los todos juntos.

- para as cenouras, beterrabas e nabos, cortar um pouco abaixo da rama;

- para alfaces, beterrabas, aipo, funcho e cebolas, cortar um pouco acima da raiz e colocar na água
- para os alhos, podem escolher-se dentes separados ou mesmo uma cabeça inteira, que já esteja a começar a grelar.

Embora em alguns não cresçam novos legumes, as ramas e folhas que surgem são muito saborosas e podem tornar uma sopa ou salada em algo diferente!



Foto e mais indicações aqui e também aqui
Experimentem e boas experiências! :)

domingo, 15 de março de 2020

Vamos brincar com JORNAL?

Todos temos jornais em casa! Vamos usa-los para BRINCAR?
Deixamos algumas ideias:

- Rasgar e/ou recortar folhas de jornal... os mais pequenos adoram;



- Criar com pedaços de Jornal: podem usar esta ideia simples da Mama Recicla ou uma das muitas sugeridas no site I Heart Crafty Things 


- Fazer Pasta de Papel: rasgue o jornal em pedaços ou tiras não muito grandes e coloque numa bacia; cubra com água morna e deixe amolecer (de preferência de um dia para o outro); quando estiver molinho, retire os jornais que formaram uma massa e esprema para tirar o excesso de água; pode desfazer mais com a varinha mágica ou deixar como está, mais grossinha; nesta fase, pode juntar cola branca, mas se não tiver pode trabalhar a massa assim.
A nossa sugestão - façam monstrinhos; depois de secos ao ar, podem ser pintados e ficam lindos!



- Outra técnica de pasta de papel e uma receita de cola caseira, aqui.

- Usar o jornal para semear, fazendo Bombas de Sementes: rasgar o jornal em bocadinhos bem pequenos, colocar água morna até cobrir e deixar a amolecer (de preferência de um dia para o outro); retirar o papel da água em pequenas quantidades e espremer, formando uma bolinha; colocar algumas sementes dentro (podem ser das que temos por casa: como sésamo ou linhaça). Deixar secar. Colocar num vaso (pode ser um já com uma planta) pousada na terra e regar todos os dias.
Foto do site Ciclo Vivo
Ginasticar: torcer folhas de jornal e junta-las com fita cola, como se fosse uma grande corda; criar caminhos entrecruzados com a corda e caminhar sobre ela; saltar de um lado para outro da "corda" ou de dentro para fora de um circulo ou outra forma; jogar ao jogo do estica no corredor ou numa varanda;

- Fazer Marionetas Gigantes com folhas de jornal: precisa de folhas de jornal e fita cola; depois é só enrolar, amassar e juntar; pode ter mais ou menos pormenores; usem a imaginação e construam juntos!



- Guerra de Bolas de Jornal! Porque não? Encher um cesto com muitas bolas de jornal e brincar. Vale fazer barricadas no sofá!

Divirtam-se! 

sábado, 14 de março de 2020

Teatros, concertos, histórias.. que podemos assistir em casa com os mais pequenos!

Quem nos conhece, sabe que na nossa Casa, as únicas tecnologias que entram são as que não funcionam! :)
Mas os tempos são outros e, para quem está em casa com os miúdos, não vai ser fácil tê-los 24h por dia "fechados". Por isso as tecnologias, desde que bem geridas e direccionadas, podem ser um aliado e um meio para criar laços e bons momentos culturais em família


Histórias, Concertos para bebés, teatros... são vários os que disponibilizam os seus projectos gratuitamente para nos ajudar a passar estes dias.

O Tiago da Estação das Letras conta-nos todos os dias uma história diferente, disponível na sua página de facebook;
A página No Meu Saco de Histórias, lê todos os dias em directo, pelas 17h uma história.

O serviço educativo do Teatro do Noroeste - CDV vai disponibilizar a partir de segunda feira dia 16, um vídeo por dia de várias das suas criações, na página de Facebook e no YouTube.

Para os mais pequeninos, os Concertos para Bebés vão ter transmissão ao vivo a partir da sua sede; para assistir basta enviar um email para producao@musicalmente.pt para receber um Guia e melhor preparar o ambiente nas nossas casas e intensificar esta experiência com os nossos bebés; O primeiro Concerto será este domingo, dia 15, às 11h00.


São só algumas ideias que partilhamos com vocês ;)
Até breve!

sexta-feira, 13 de março de 2020

Ideias para Brincar em casa e em família

Vamos aproveitar estes dias em casa para BRINCAR muito JUNTOS e fortalecer os laços com os nossos filhos?

Deixamos algumas ideias do que podem fazer:

1. uma tenda com lençóis e mantas na cama, no sofá ou na mesa da sala - não custa nada e faz a delícia de crianças de todas as idades;

2. brincar com massinha de modelar feita com 2 chávenas de farinha, uma de sal fino, 2 colheres de sopa de óleo e água até ficar na consistência desejada; junte corante alimentar ou uma colher de chocolate em pó, canela ou outro aroma que gostem para uma sensação extra; se guardar em caixas fechadas pode durar dias;

3. fazer tintas comestíveis, usando farinha e corantes alimentares ou legumes triturados como espinafres, beterraba ou cenoura cozida ou mesmo chocolate em pó ou preparado para gelatinas com pouca água misturada; 

4. organizar uma gincana de obstáculos no corredor ou na sala, com cadeiras para passar por baixo ou por cima, almofadas para saltar, vasos para contornar, teias de fios para ultrapassar;

5. fazer desfiles de moda, deixando-os usar as vossas roupas, acessórios e sapatos, com direito a banda sonora adequada e passadeira vermelha (ou de qualquer outra cor!);

6. brincar aos restaurantes, com algumas panelas e pratos de plástico e com pedrinhas, folhas e paus a servir de ingredientes para os mais elaborados pratos;

7. fazer pistas de carros no chão com fita cola e muitas curvas e desníveis, fazendo a pista subir sofás e descer cadeiras; usem outros brinquedos como peças de madeira ou legos para completar e fazer uma cidade; aproveite, e faça uma quinta com os animais de brincar que há aí por casa;

8. usar caixas de cartão e pedaços de papel para fazer casas de bonecas com vários andares e divisões - só o processo de construção já é divertido e se for partilhado, ainda melhor;

9.  jogar jogos de papel como o STOP (com colunas de categorias - nomes, objectos, animais, marcas, profissões, filmes, comida, sítios), o Jogo do Galo ou a Batalha Naval, para os mais crescidos;

10.  fazer jogos de tabuleiro, puzzles ou montar Legos em família, são sempre momentos especiais e muito divertidos.

O blogue Wello Wonderfull mostra muitas outras brincadeiras que podemos recriar com materiais aí de casa e o site da Pumpkim dá sugestões de como passar estes dias em casa com os mais pequenos.
Foto do site Hello Wonderfull
Para além disso... leiam muitos livros, vejam filmes com direito a pipocas, façam bolos e biscoitos e preparem as refeições juntos, pintem e desenhem, inventem aulas de ginástica ou dança na sala!

Aproveitemos estes dias para criar laços e bons momentos que ficarão para sempre gravados na memória deles.

Até breve e brinquem muito!