quarta-feira, 24 de outubro de 2018

A Casa vai às Escolas

Levar a Casa às escolas, é uma vontade e um objectivo nosso desde que este projecto nasceu! Este ano lectivo, as condições para isso acontecer estão finalmente reunidas!!

E a Casa vai às Escolas, de diferentes formas:

Atividades integradas nos Serviços de Apoio à Família, da CMVR
Integrando as propostas da CMVR para as escolas, a Casa do Brincar leva as Ciências (Academia de Ciências) e o Brincar (Brinconautas) aos Jardins de Infância e escolas de 1º Ciclo da Rede Pública, uma vez por semana, e são várias as escolas e Encarregados de Educação que escolheram estas atividades.


 - Academia de Ciências
, é uma proposta da Casa do Brincar, em que o objetivo é Brincar com a Ciência, apresentando-a de forma divertida e com muitas experiências práticas, que todos poderão fazer. Todos os meses, será apresentado um tema, de forma a explorarmos e termos contacto com diferentes áreas da Ciência.

              

 - Nos Brinconautas, o objetivo é enriquecer os espaços exteriores e devolver tempo à criança para os jogos e brincadeiras de rua. Vamos saltar ao elástico e à corda, fazer jogos dos nossos avós e aprender brincadeiras de equipa. Vamos construir jogos que podemos levar e trazer do recreio e fazer outros que fiquem lá sempre, para brincar quando nos apetecer.


Propostas para escolas não integrados na rede pública
A Casa do Brincar tem também preparadas várias outras atividades que levam à escola o Brincar Criativo. São propostas diversificadas e muito brincantes, que podem ter um carácter pontual ou desenvolver-se ao longo do ano. Implicam agendamento.
As escolas interessadas poderão marcar ou solicitar mas informações pelo email : casabrincar@gmail.com

 - Dos 0 aos 3, são propostas de atividades simples e criativas, que levam às escolas o brincar e a exploração sensorial, em forma de sessões brincantes, centradas na criança e na sua capacidade exploratória. Destinam-se a crianças integradas em creche e berçario.


 - Oficinas Criativas, para pré-escolar e 1º ciclo, são atividades que levam à escola o brincar, o criar e o explorar em forma de oficina para crianças dos 3 aos 10 anos. São propostas que respeitam o pensamento, maturidade e ritmos dos participantes, permitem tentar sem medo de falhar e criar sem medo de mostrar.



Brincar com a Imaginação
A Casa do Brincar abre também as portas da sua sala e convida as escolas a virem brincar!
À disposição, estarão materiais não estruturados, materiais de desperdício e não brinquedos. O único recurso é a vossa imaginação!
Esta é uma proposta desafiante e que permite à criança explorar os materiais e usa-los de forma criativa para brincar.
Atividade disponível na sala da Casa do Brincar, para escolas ou grupos, mediante marcação (casabrincar@gmail.com)