quinta-feira, 16 de abril de 2020

Terrário Fechado

Desafio Academia de Ciências em Casa
#semana1

Terrário fechado (mini-ecossistema - Ciclo da Água)

- com esta experiência vamos poder observar, em pequena escala, parte do ciclo da água.



Materiais necessários:


- Frasco de vidro largo com tampa, de preferência que feche hermeticamente; uma garrafa também pode funcionar;
- Pedrinhas;
- Terra;
- Plantinhas (não utilizar suculentas ou catos, que estas espécies não gostam de locais húmidos);
- Água;
- Musgo (opcional);
- Pano de algodão (opcional);



Como fazer:


- Colocar as pedrinhas no fundo, para que a drenagem da água seja possível e o terrário não fique ensopado; colocar a terra, com cuidado para não sujar muito as paredes do frasco. A quantidade de pedras e terra não deve ocupar mais de 1/4 da altura do frasco.


- Se quiserem, podem recortar um círculo de pano de algodão do diâmetro do frasco e criar uma barreira entre as pedrinhas e a terra. Este pano evita que a terra passe para as pedrinhas e ajuda no armazenamento do excesso de água, assim como deixa o terrário mais bonito, com as camadas separadas.


- Dispor as plantinhas de forma a que as maiores não tapem as mais pequenas e que fique com um aspeto que gostem. Se o frasco for pequeno, pode colocar-se apenas uma planta. Se tiverem musgo, este ajuda no nível de humidade do terrário e também o torna mais bonito!

- Colocar um pouco de água, pulverizando, deixando a terra húmida mas não encharcada; limpar as paredes do frasco com um pano ou pincel, para que a observação da experiência seja mais eficaz;

- Fechar bem o terrário e colocá-lo num local fresco e iluminado, mas não sob o sol direto.


Após algumas horas um pouco de água deve começar a condensar nas paredes do terrário. Se isso não acontecer, abram o frasco e coloquem um pouco mais de água. Se muita água ficar condensada, deixem o frasco destampado por algumas horas até o excesso secar.


O que acontece?

Começa a escorrer água pelas paredes do terrário!

A água que existe dentro do terrário é em parte absorvida pelas raízes das plantas, que a utilizam no seu alimento. Mas as plantas também transpiram! E essa água, junto com parte da que existe no solo, evapora e condensa, graças ao calor fornecido pelo sol, criando uma chuva que escorre pelas paredes do terrário e regressa ao solo, repetindo-se o ciclo!

As plantas mantém-se vivas tanto pelo ciclo da água, como pelo ciclo biogeoquímico, que diz respeito a bactérias, microorganismos, nutrientes, sais minerais, fundamentais na produção de alimento pela planta (fotossíntese).


Curiosidade:

O inglês David Latimer, construiu um terrário num garrafão em 1960, que regou apenas uma vez em 1972, o mesmo ano em que o fechou e, até hoje, nunca mais foi aberto!