Material:
- Marshmallows (pelo menos 4 dos grandes), 7 pauzinhos de espetada, 1 elástico, fita-cola, 1 colher de plástico, objetos para catapultar (pompons, pequenos marshmallows, algo leve que seja suportado pela catapulta e não cause "estragos" quando lançada!)
Como fazer:
- Vamos construir uma pirâmide! Construir a base com 3 marshmallows e três pauzinhos; em cima dessa base, o resto da pirâmide, com mais três pauzinhos unidos em cima por mais um marshmallow. O elástico é colocado no cimo da pirâmide.
- Fixar a colher de plástico noutro pauzinho, usando a fita-cola, e fixar esse pauzinho num dos marshmallows da base, segurando-a no topo da pirâmide com o elástico. Esta é a nossa alavanca.
- A catapulta está pronta... é só colocar o objeto na colher, puxar com algum cuidado (a estrutura da catapulta é um bocadinho frágil) e lançar!
Sugestão:
- Experimentar diferentes objetos e perceber qual o que atinge uma distância maior;
- Fazer competições e ver quem consegue atirar mais longe.
A ciência:
A ciência:
As catapultas funcionam com a transformação de um tipo de energia, chamada potencial, noutro tipo de energia, chamada cinética. A energia potencial é aquela que fica armazenada na colher, obtida pela tensão causada pelo elástico (alavanca). É chamada potencial porque tem o potencial de ser convertida noutro tipo de energia, neste caso, energia cinética. A energia cinética diz respeito ao movimento associado ao objeto. No lançamento, a energia potencial armazenada na alavanca é transformada em energia cinética, sendo transferida para o objeto, fazendo-o mover-se.