domingo, 15 de março de 2020

Vamos brincar com JORNAL?

Todos temos jornais em casa! Vamos usa-los para BRINCAR?
Deixamos algumas ideias:

- Rasgar e/ou recortar folhas de jornal... os mais pequenos adoram;



- Criar com pedaços de Jornal: podem usar esta ideia simples da Mama Recicla ou uma das muitas sugeridas no site I Heart Crafty Things 


- Fazer Pasta de Papel: rasgue o jornal em pedaços ou tiras não muito grandes e coloque numa bacia; cubra com água morna e deixe amolecer (de preferência de um dia para o outro); quando estiver molinho, retire os jornais que formaram uma massa e esprema para tirar o excesso de água; pode desfazer mais com a varinha mágica ou deixar como está, mais grossinha; nesta fase, pode juntar cola branca, mas se não tiver pode trabalhar a massa assim.
A nossa sugestão - façam monstrinhos; depois de secos ao ar, podem ser pintados e ficam lindos!



- Outra técnica de pasta de papel e uma receita de cola caseira, aqui.

- Usar o jornal para semear, fazendo Bombas de Sementes: rasgar o jornal em bocadinhos bem pequenos, colocar água morna até cobrir e deixar a amolecer (de preferência de um dia para o outro); retirar o papel da água em pequenas quantidades e espremer, formando uma bolinha; colocar algumas sementes dentro (podem ser das que temos por casa: como sésamo ou linhaça). Deixar secar. Colocar num vaso (pode ser um já com uma planta) pousada na terra e regar todos os dias.
Foto do site Ciclo Vivo
Ginasticar: torcer folhas de jornal e junta-las com fita cola, como se fosse uma grande corda; criar caminhos entrecruzados com a corda e caminhar sobre ela; saltar de um lado para outro da "corda" ou de dentro para fora de um circulo ou outra forma; jogar ao jogo do estica no corredor ou numa varanda;

- Fazer Marionetas Gigantes com folhas de jornal: precisa de folhas de jornal e fita cola; depois é só enrolar, amassar e juntar; pode ter mais ou menos pormenores; usem a imaginação e construam juntos!



- Guerra de Bolas de Jornal! Porque não? Encher um cesto com muitas bolas de jornal e brincar. Vale fazer barricadas no sofá!

Divirtam-se!