quinta-feira, 26 de março de 2020

Vamos brincar....SEM BRINQUEDOS?

Para brincar, as crianças não precisam de brinquedos.
Precisam de materiais e de espaços desafiadores.
Precisam que os deixem explorar o que têm à sua volta e que os deixem mexer, trepar, experimentar, cair, levantar.
Precisam de mexer em água e em terra.
Precisam que as deixem inventar e criar sem muitas regras ou instruções. 

- Retirem os brinquedos electrónicos e com muitos botões, que não dão espaço à criatividade. Deixem os Legos e as peças de construção. E deixem-nos inventar e criar o que lhes vier à cabeça. Deixem os puzzles, os jogos de tabuleiro, os de memória, os dominós. E joguem com eles.

- Recolham em cestas ou caixas materiais que têm aí por casa. Podem até separa-los por tipos ou por um qualquer critério que vos faça sentido. Ou junta-los e deixa-los explorar:
     *embalagens vazias de todo o tipo, tampas e tampinhas de todos os tamanhos e cores, caixas de cartão, rolos de papel de diferentes tamanhos, caixas de ovos, latas vazias, frascos de vidro e garrafas de plástico,..
     *molas de roupa jornais, papel de embrulho e revistas, rolhas, fitinhas de cetim, de cordão ou de embrulho, colheres de pau,...
     *pedrinhas, pinhas, conchas, pauzinhos, bocados de madeira,...
Coloquem à disposição deles e deixem-nos inventar!

 - Criem um espaço dedicado à arte. Desimpeçam uma mesa e coloquem lá tudo que encontrarem e que vos pareça que pode ser usado: marcadores, lápis, tintas, giz, colas, tesouras, folhas de jornal, de revista, restos de papel, embalagens de cartão. Deixem-nos usar como e sempre que lhes apetecer.

- Deixem-nos abrir armários e brincar com panelas, caixas e colheres; deixem-nos abrir os roupeiros e experimentar as vossas roupas para fazer desfiles ou festas temáticas.

- Deixem-nos fazer cabeleireiros de bonecas, spas de ursinhos de peluche, lavagens de dinossauros ou auto-lavagens de carros e jipes, depois de brincarem com um saco de terra na varanda.

Deixem-nos ser crianças. Eles não precisam de atividades ou brinquedos ou instruções. Precisam de liberdade para explorar... e, neste momento, a Casa é o Mundo deles.

Divirtam-se!