domingo, 17 de maio de 2020

Desafio Academia de Ciências em Casa
#semana4

A densidade é uma propriedade de todos os materiais e é uma relação entre a sua massa e o seu volume. Por exemplo, 1kg de ferro pesa o mesmo que 1 kg de algodão, mas o algodão é menos denso do que o ferro.

Experiência 1
Colocamos numa garrafa óleo e água, em quantidades aproximadamente iguais, e observamos o que acontece. Em seguida, colocamos umas gotas de corante à base de água.
O que podemos ver é que o óleo e a água não se misturam e que o óleo "sobe" para a parte de cima da garrafa enquanto a água fica na parte de baixo. O corante atravessa o óleo, indo diluir-se na água.
Tudo isto acontece porque o óleo e a água são dois líquidos imiscíveis, o que significa que nunca se misturam, e que o óleo é menos denso do que a água, sendo que um copo de óleo irá pesar menos que um copo de água!




Podemos fazer esta experiência num saquinho zip e aproveitar para fazer uma brincadeira sensorial!

Experiência 2
Num frasco, colocamos uma boa quantidade de óleo e um pouco de água com umas gotas de corante alimentar.
Em seguida, partimos pedaços de uma pastilha efervescente e deixamos cair no frasco.
As pastilhas reagem com a água, libertando-se dióxido de carbono que, como é menos denso do que a água, vai subir e sair do frasco, arrastando com ele bocadinhos de água e corante; o dióxido de carbono ao se liberatr por o frasco estar aberto, faz com que as gotinhas de áua regressem ao fundo do frasco, criando um movimento interessante e que é o princípio dos candeeiros de lava!



Experiência 3
Colocamos quantidades aproximadamente iguais de mel, água colorida e óleo num copo alto ou frasco, observando o que acontece.
Noutro copo alto ou frasco experimentamos, também em quantidades aproximadamente iguais, com mel, detergente da loiça, água colorida, óleo, álcool colorido (também com um pouco de corante)
Ao colocarmos os líquidos, com algum cuidado, percebemos que se mantêm separados, em camadas definidas. Isto significa que têm densidades diferentes, mantendo-se por ordem decrescente dentro do copo, ou seja, da maior para a menor densidade: o mel, detergente,  água, óleo, álcool.



Experiência 4
Colocamos água num frasco até meio, seguido de aproximadamente ⅓ dessa quantidade em álcool.
Em pequenos recipientes misturamos, dentro do que é possível (já sabemos que são imiscíveis), um pouco de óleo e algumas gotas de corante alimentar. Com uma colher, deitamos devagar estas "misturas".
Observamos que o óleo forma pequenas bolinhas numa camada entre o álcool e a água, enquanto o corante desce para se misturar na água.
Isto acontece porque a densidade do óleo é maior que a do álcool mas menor do que a da água, ficando "aprisionado" entre os dois. O corante, como é à base de água, a sua densidade é semelhante à desta e acaba por se diluir.





Experiência 5
Colocamos água a temperatura ambiente numa taça transparente, de forma a que seja possível cobrir dois frasquinhos com tampa.
Num frasquinho pomos uma gota de corante azul e enchemos com água fria e noutro, uma gota de corante vermelho e enchemos com água quente. Colocamos as tampinhas de forma a que seja possível retirá-las facilmente.
Com muito cuidado, colocamos os frasquinhos dentro da taça e tiramos as tampas.
O que podemos ver é que a água quente saiu logo do frasco, enquanto a água fria se manteve dentro do frasco. Isto acontece porque a densidade da água fria é ligeiramente maior e a densidade da água quente é ligeiramente menor, do que a densidade da água à temperatura ambiente.





Experiência 6
Em quatro frascos iguais, colocamos água bem quente em dois e água fria nos restantes. Na água quente pomos um pouco de corante azul e na fria, corante amarelo.
Primeiro, tapamos um frasco amarelo (água fria) com um pequeno pedaço de papel e, num movimento rápido, viramos ao contrário (o papel não cai!), colocando-o em cima de um dos frascos com água quente (azul), equilibramos e retiramos o papel com cuidado. 
Depois, fazemos o mesmo, mas colocando o frasco com água quente em cima do que tem água fria.
O que podemos constatar é que, nos frascos em que a água quente estava em cima, as cores mantiveram-se, não havendo mistura de águas. Nos frascos em que a água fria estava por cima, ambos ficaram de cor verde, o que significa que houve uma mistura das águas. Percebemos, mais uma vez, que a água quente tem uma densidade um pouco menor que a água fria, mantendo-se “acima” desta quando as juntamos!