domingo, 10 de maio de 2020

O Som


Desafio Academia de Ciências em Casa
#semana4

O som é uma sensação auditiva, que conseguimos ouvir devido às ondas sonoras formadas pelas vibrações dos objetos. Estas propagam-se sempre por meios gasosos, líquidos ou sólidos, pois no vácuo, não existe som.
Quando as ondas sonoras chegam aos nossos ouvidos, fazem com que a membrana delicada dos nossos tímpanos vibre e o nosso cérebro reconheça essa vibração como som.
Os materiais, conforme o seu tamanho e forma, criam ondas sonoras diferentes que determinam o tipo de sons que ouvimos.


Experiência 1
Taça, película aderente ou silicone, arroz, duas tampas metálicas
Tapamos a taça com a silicone ou película e colocamos uns grãos de arroz em cima e batemos com as tampas uma na outra várias vezes. Observamos que o arroz se "mexe".
As ondas sonoras criadas pela vibração das tampas propagam-se pelo ar atingindo, além dos nossos ouvidos, a taça, fazendo o arroz vibrar também. 


Experiência 2
Dois copos de plástico, fio comprido
Fazemos um furinho no fundo de cada copo de plástico, passamos um fio que prendemos a cada copo, como se fosse a nossa "linha telefónica"! Afastamo-nos até o fio ficar esticadinho, uma pessoa coloca o copo ao ouvido e a outra fala baixinho.
A nossa voz produz ondas sonoras que fazem o copo vibrar e se propagam pelo fio para o outro copo, onde o nosso ouvido as capta.



Experiência 3
Colher de metal, fio, pauzinho de madeira
Prendemos a colher a meio do fio e, com o corpo ligeiramente inclinado para a frente, medimos até que fique um pouco abaixo da cintura. Enrolamos o excesso de fio nos indicadores de cada mão e, com a ponta desses dedos, tapamos os ouvidos emquanto alguém bate ligeiramente na colher com o pauzinho de madeira.
O pauzinho, ao bater na colher, faz esta vibrar e criar ondas sonoras que se propagam pelo fio e pelos nossos dedos até aos ouvidos, dando-nos a sensação de ouvir um sino ou um gongo!


Experiência 4
Taça de metal, dois tubos de cartão grandes (ou pequenos que unimos com fita cola).
Deitamos a taça e colocamos os dois tubos encostados ao seu interior. Uma pessoa fala baixinho por um dos tubos e a outra ouve.
As ondas sonoras criadas pela nossa voz percorrem o tubo, atingem a taça de metal e regressam pelo outro tubo. A este fenómeno acústico, chama-se reflexão.


Experiência 5
Dois copos de vidro fino com a mesma quantidade de água, esparguete (ou palitos ou palhinhas ou paus de espetada)
Com os copos lado a lado, mas sem se tocarem, colocamos num o esparguete e no outro, molhamos a ponta do dedo e passamos suavemente à volta do copo. Observamos que o esparguete se move!
Ao passarmos o dedo molhado na berma do copo, criamos uma vibração que se propaga e atinge, não só os nossos ouvidos, mas também o outro copo, que vibra e faz vibrar o esparguete, movendo-o.


Experiência 6
Frascos ou copos iguais, água, corante ou tinta, colher de pau. Enchemos os frascos com quantidades diferentes de água (de uma forma crescente)e colocamos um pouquinho de corante, dando cores diferentes a cada frasco. Com a colher batemos suavemente e percebemos diferentes sons.
Quando batemos com a colher nos diferentes frascos, fazemos com que a água dentro deles vibre. O tipo de som depende da quantidade de água que as ondas sonoras têm de percorrer, assim, num frasco com menos água as vibrações são mais rápidas e chegam mais depressa aos nossos ouvidos, criando um tipo de som, enquanto que no frasco com mais água, as vibrações são mais lentas, produzindo um som diferente.