domingo, 14 de junho de 2020



Tensão Superficial


Desafio Academia de Ciências em Casa
#semana8



Esta semana falamos de tensão superficial. E o que é tensão superficial? É uma propriedade dos líquidos em que as moléculas à sua superfície estão sujeitas a uma forte atração entre elas, formando como que uma “pele”.
Nas experiências abaixo vemos como a tensão superficial funciona e como uma simples gota de detergente altera a organização molecular da superfície.


Experiência 1
Dedo mágico

Põe um pouco de água num prato e salpica com orégãos. Experimenta colocar o dedo no centro do prato e vê o que acontece.
Depois, molha a ponta do dedo em detergente da loiça e volta a colocar no prato e observa com atenção... os orégãos afastam-se!




Experiência 2
Círculo perfeito


Pegamos num fio de lã e damos um nó nas pontas.
Colocamos água no prato e pomos o fio em cima. Molhamos um palito em detergente da loiça, tocamos na parte de dentro do fio e... forma-se um círculo!




Experiência 3
Corrida de peixinhos

Recortamos uns peixinhos em papel. Põe água num tabuleiro e coloca o peixe na superfície. Molha um palito em detergente da loiça e toca levemente na água, entre a cauda do peixinho. O que vês? Os peixinhos movimentam-se!
Se quiseres, também podes fazer barquinhos!



Quando o detergente toca a água, quebra a tensão superficial e as moléculas da água afastam-e, levando consigo o que está na sua superfície: os orégãos afastam-se, o fio forma um círculo e os peixinhos movem-se!


Experiência 4
Explosão de cores


Precisamos de um prato com leite, onde vamos colocar umas gotas de corante alimentar. Com um cotonete embebido em detergente da loiça, tocamos na superfície do leite e corantes. O que acontece é surpreendente… as cores parecem explodir!

Quando o cotonete com detergente da loiça toca a superfície do leite, quebra a tensão fazendo com que as moléculas de afastem e “arrastem” as cores com elas!


Experimenta colocar uma folha de papel em cima do leite colorido e retirar com cuidado. Depois de seco ficas com com um bonito papel colorido!


Nesta experiência usámos leite meio-gordo. Experimenta aí em casa com leite magro e com leite gordo e diz-nos se há diferenças!