sábado, 6 de janeiro de 2018

Quem somos

A Casa do Brincar tem portas abertas para a rua e o horizonte a ver-se da janela. Tem risos, confusão, balbúrdia, imaginação e muito, muito amor. É um espaço nosso e um espaço vosso, onde crianças e famílias são bem vindos para simplesmente Brincar!

Promovemos o brincar livre ao criar um espaço seguro para se assumirem liberdades criativas; onde o proposto respeita o pensamento, maturidade e ritmos dos participantes; onde é possível tentar sem medo de falhar, criar sem medo de mostrar, conhecer-se a si e ao outro; onde se pode Brincar.


Propomos atividades diversificadas e inclusivas, em diferentes locais, em que apesar de planeadas estas tomam sempre o caminho que a imaginação e vontade traçam. Entre oficinas semanais, campos de férias nas interrupções letivas e exploração do meio natural, cultural e histórico, os nossos princípios são a exploração de materiais, a utilização de brinquedos não estruturados (que permitem a utilização e transformação sem regras impostas à priori) e a rua. Vamos sair de casa e brincar no jardim, nos parques, nas serras.


Habitam esta Casa a Joana Gomes, Educadora de Infância, com vasta experiência em projetos semelhantes, e a Ana Noga, Educadora de Infância e Professora de 1º Ciclo. Temos como vizinhos a Transa, Cooperativa Cultural e o Centro Cultural e Regional de Vila Real.

O que queremos são crianças felizes, enquanto indivíduos e enquanto seres sociais. Sabemos que ouvir a criança nem sempre é fácil pois há sempre pressa para continuar, coisas para fazer… mas quando paramos e descemos um pouco para encostar o nosso ouvido ao seu coração, percebemos que o mundo é simples, que a felicidade é tangível e que um sorriso não custa.

Fitas de desperdício que se transformam em jogo.

Caixas que se tornam casas de brincar.

Brincar no Parque com escorregas que construímos.


Cozinhar com lama e relva.

Trepar. Sempre que vemos uma árvore!


Pedras de jardim que se tornam circuitos para os nossos carros.


Criamos para brincar.


Construimos com material de desperdício.


Subimos às árvores para observar o mundo de outro ângulo.


Bolinhos de lama. Os nossos preferidos.


Percursos sensoriais.


Explorar caminhos e sensações.